Osteoporose

Do que se trata?

A osteoporose é uma doença óssea sistêmica, que por si só não causa sintomas.

É caracterizada por uma densidade mineral óssea (DMO) diminuída e alterações da microarquitetura e da resistência ósseas Aumento da fragilidade óssea, aumento do risco de fraturas – mais comuns na Coluna, Femur Proximal e Punho

Osteoporose

Osteoporose
Osteoporose

Identificação da Osteoporose

Consulte seu especialista para que sejam realizados exames laboratoriais adequados para o estabelecimento do diagnóstico ou para excluir causas secundárias da perda óssea.

Determinação da Densidade Mineral Óssea (DMO)

Os indivíduos identificados como tendo risco de desenvolver osteoporose devem efetuar a medição da DMO, a fim de se estabelecer o diagnóstico de osteopenia ou de osteoporose.

Uso da Densitometria Óssea é amplamente difundido devido o baixo custo e por ser um exame indolor.


Como Prevenir?

Devem-se manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo, ingesta alimentar adequada – ovos, leite – vegetais com fontes de Vitamina D, prática frequente de exercícios físicos – caminhadas, hidroginástica ou musculação.

A prevenção objetiva não deixar que o paciente entre na fase de osteopenia e osteoporose.


Tratamento

Atualmente, existe uma grande diversidade de medicamentos úteis para a prevenção e tratamento da osteoporose pós-menopáusica.

pOs bisfosfonatos, que inibem a reabsorção óssea, são os medicamentos mais utilizados, podendo ser administrados com intervalos segundo orientação do seu Médico.

Receptores de estrogénios (SERM's), que exercem no osso uma ação semelhante à dos estrogénios, inibindo a reabsorção óssea.

A terapêutica hormonal de substituição (THS), que consiste na administração dos hormônios sexuais femininos (estrogénios, progesterona) cuja produção diminui na menopausa.

As calcitoninas, que inibem a reabsorção óssea.

Tanto o seu Ortopedista quanto o Ginecologista ou Clínicos com experiência no tratamento da Osteoporose podem ser consultados para conduzir de maneira adequada seu tratamento.

 

Procure seu especialista em coluna para avaliar o caso e conduzir o melhor tratamento possível para o reestabelecimento da sua saúde
www.coluna.com.br

Dr. Everton Fiebig

Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Voltar ao topo