Esporão de Calcâneo

O que é?

Esporão é o nome popular dado a algumas calcificações e protuberâncias surgidas nos pés.

Na maior parte das vezes, aquilo que se nota como um osso que cresceu aos poucos na verdade é uma saliência rígida que pode ser ou não um osso.

O que se denomina como “Esporão” quase sempre é, na verdade, um sinal de outra doença existente, como, por exemplo, a Fasceite Plantar e a Tendinite do Aquiles.


Fasceíte Plantar

O que é?

Fasceite Plantar é um processo de inflamação crônica no pé, mais precisamente na região do calcanhar. Local de inflamação da fascia plantar.

Como é causada?

A Fasceíte desenvolve quando algumas condições favorecem o seu surgimento, como perda do alongamento correto dos músculos, falta de atividade física ou obesidade.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é dor na planta do pé na região do calcanhar, principalmente quando o paciente dá os primeiros passos pela manhã.

Como pode ser tratada?

Geralmente é tratada com medicamentos e principalmente fisioterapia. Uma orientação importante é a prática de alguma atividade física regular, com ênfase em alongamento.

Raramente, o paciente não apresenta melhora e a cirurgia é então indicada.

Fasceíte Plantar

 

Procure seu especialista em coluna para avaliar o caso e conduzir o melhor tratamento possível para o reestabelecimento da sua saúde
www.sbot.org.br

Dr. Everton Fiebig

Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Voltar ao topo