Tendinites X Bursites

O que são?

Ambas são processos inflamatórios e possuem sintomas bem parecidos.

A tendinite é uma inflamação do tendão, caracterizada por inchaço, calor e vermelhidão na área afetada. Já a bursite é a inflamação da bursa (uma "bolsa" cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo), e que se localiza em ombros, cotovelos, quadril, joelhos.

As inflamações nos tendões podem ocorrer por diferentes motivos, como excesso de uso (esporte) e sobrecarga.Também nos processos traumáticos, e até mesmo em função de outras doenças, como a artrite reumatóide.

Tendinite do Maguito Rotador
Tendinite do Maguito Rotador

Cada articulação pode desenvolver um tipo de tendinite, isso vai depender da atividade diária do paciente.

Por exemplo, jogadores de futebol provavelmente irão ter processos inflamatórios nos membros inferiores, enquanto um tenista tende a desenvolver lesões nos membro superiores (pernas, tornozelos e pés) e no quadril.

As profissões mais afetadas pelas tendinites de ombro são aquelas em que o indivíduo trabalha com o braço acima da cabeça (professores, trabalhadores braçais, pintores etc.) e esportistas que fazem movimentos de arremesso. As tendinites são muito comuns em idosos pelo fato de estarem diretamente ligadas ao processo degenerativo, tanto biológico quanto fisiológico, do corpo.


"A evolução da tendinite é a ruptura do tendão, como consequência das lesões degenerativas, que por sua vez são consequências de processos inflamatórios de repetição.

As tendinites de ombro ocorrem geralmente em pessoas com menos de 50 anos.

Já as roturas, em pessoas a partir dos 60 anos, em função dos processos inflamatórios coexistentes.

Tendinite do Maguito Rotador

Músculos do Manguito Rotador
 
Tendinite do Maguito Rotador
Tendinite do Maguito Rotador

Sintomas e tratamentos
Dor ao fazer movimento com a área afetada, restrição, ou mesmo limitação do movimento e diminuição da força.
Tratamento Clínico

Feito com o uso de anti-inflamatórios, repouso e termoterapia (tratamento feito com uso de bolsas de água quente e/ou geladas).

  • "As bolsas de gelo provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), diminuindo as inflamações; enquanto as bolsas quentes aquecem e relaxam a musculatura dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação (vasodilatação), e também diminuindo o processo inflamatório," explica o ortopedista.
  • Imobilizações e fisioterapia para fortalecer os músculos também podem ser indicadas para resolver o problema.
Tratamento Cirúrgico
Tendinite do Maguito Rotador
 

Após seis meses se o paciente em tratamento clínico não obtiver resultado, começamos, então, a pensar em cirurgia, utilizando técnicas minimamente invasivas, como é o caso da reparação por artroscopia

Em casos de rotura do manguito rotador, se o paciente não for diagnosticado e tratado adequadamente, poderá ter sua capacidade funcional de movimento diminuída.

 

Procure seu especialista em coluna para avaliar o caso e conduzir o melhor tratamento possível para o reestabelecimento da sua saúde
www.sbot.org.br

Dr. Everton Fiebig

Ortopedia e Cirurgia da Coluna

Voltar ao topo